CORPOGRAFIAS
O projeto “Corpografias - entre o livro e a performance” compreendeu uma performance e uma oficina relacionadas ao livro “Freme”, do artista norte-americano Kenneth Goldsmith e ao Bloomsday, dia que homenageia o personagem Leopold Bloom, protagonista de Ulysses, de James Joyce.
A performance possibilita uma aproximação das artes visuais com outras áreas, como a cênicas, a dança, o teatro e a música, propondo uma subversão dos sistemas preestabelecidos, buscando novos modos de pensamento, de ação e fruição.
O artista utiliza seu próprio corpo como suporte e como lugar para criação de um novo pensar em artes visuais, ressignificando a função da obra de arte. Neste sentido, o público é convidado a experienciar a prática artística de forma participativa e colaborativa por meio de demonstrações de possibilidades de utilização e de envolvimento com o corpo.
A performance, intitulada “Coisa entre linguagem e músculo”, com duração de 40 minutos, surgiu da experiência com o livro Freme (plataforma par(ent)esis, 2017), no qual Kenneth Goldsmith descreve seus movimentos corporais no período de um dia, 16 de junho. Freme é inspirado em Ulysses, de Joyce, que acompanha um dia na vida de Leopold Bloom e deu origem ao Bloomsday, inicialmente na Irlanda e depois comemorado em vários lugares do mundo.
A partir de exercícios, reflexões de como “Freme” poderia ser tratado como uma partitura ou como a performance pode ser uma leitura, Iam apresenta a performance que envolve o livro, a leitura, áudios, movimentos coreografados e ações que propõem uma leitura com o público.
Além da performance, o projeto oferece a oficina “Corpografias: entre o livro e a performance”, com vagas para 15 participantes, que abordará o livro e a exposição como lugar e as relações com corpo, texto e partituras na performance, dentro do campo das artes visuais. A oficina se divide em uma breve base teórica e ações propositivas para o grupo. As inscrições prévias não exigem pré-requisito, são gratuitas, e podem ser feitas pelo site: ombuproducao.com/corpografias
“Corpografias” é um projeto de Iam Campigotto contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017 e conta com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e FUNCULTURAL
Apoio Cultural: Espaço Bia Vilela de Dança, Sala Edi Balod/UNESC, Fundação Cultural Badesc e Casa de Cultura Dide Brandão.
OFICINA
Corpografias: entre o livro e a performance
+
PERFORMANCE
Coisa entre linguagem e músculo
com Iam Campigotto
Circuito junho de 2018
Criciúma, Itajaí e Florianópolis.
Iam Campigotto
Paulista (1988), radicado em Florianópolis desde 2008, trabalha com performance e seus desdobramentos na dança, fotografia, publicação de artista, desenho e vídeo-arte. Participou de diversos eventos e exposições coletivas e individuais.
Mais infos: http://iamcampigotto.com/corpografias
FICHA TÉCNICA
Concepção do projeto: Iam Campigotto
Produção: Gabi Bresola / Ombu produção
Preparação corporal: Diana Gilardenghi
Figurino: Felipe Caprestano
Assessoria de imprensa: Bárbara Pettres
Registro, câmera e montagem de vídeo: Alan Langdon
Agradecimentos: Caio Rodrigues, Clelia Mello, Daniele Zacarão, Dirce Waltrick, Fabio Morais, Giba Duarte, Lia Viegas, Lucila Vilela, Matheus Reis, Murilo Bento, Mônica Kukulka e Regina Melim.
Coisa Entre Linguagem e Músculo
PUBLICAÇÃO DIGITAL PRODUZIDA
“Corpografias entre o livro e a performance”
pesquisa, textos e reflexões como diário de bordo do projeto
https://issuu.com/ombuarte/docs/corpografias_iam--com_logos